Você é um acadêmico competente e em breve estará formado naquele curso que se propôs a fazer. Por melhores que sejam suas notas em todas as matérias, sabe o que não irá faltar para conquistar o tão sonhado título? O TCC! Isso mesmo, o tal Trabalho de Conclusão de Curso. Bacharelado, licenciatura, tecnólogo, curso técnico. Seja qual for o seu, no final terá que passar por essa que é uma muralha assustadora para muitos acadêmicos. Mas, você sabe o qual a diferença entre Monografia e Artigo Científico?
Seja ele um artigo científico, estudo de caso, projeto, plano de negócios, resenha crítica, tese ou outro formato, a verdade é que toda Instituição de Ensino cobrará algum trabalho escrito, elaborado pelos formandos, que aborda uma temática específica e, portanto, mostra o conhecimento sobre o assunto. Isso, amigo leitor, é um fato e creio que não mudará tão cedo.
Então, vamos ao que vejo como a maior dúvida de quase todo acadêmico. Afinal, qual a diferença entre Monografia e Artigo Científico? Para alguns, tal questão pode até parecer engraçada, uma coisa óbvia cujas diferenças podem ser facilmente identificadas, mas sejamos sinceros, algumas regrinhas nos manuais das Instituições de Ensino não deixam isso tão claro e nem todo orientador tem a boa vontade de explicar de forma fácil de entender. Por isso vou tentar te ajudar amigo leitor!
Qual a diferença entre Monografia e Artigo Científico?
A tal da monografia, o que é? Do grego mónos que significa “única” e graphein que significa “escrita”. Dessa forma a monografia é uma dissertação sobre um determinado objeto de estudo, configurada por ser inédita, produzida pelo acadêmico através da compilação de conhecimentos já fundamentados, ou da produção de novos conhecimentos. Esse detalhe dependerá de qual grau busca-se obter, mas de qualquer forma a monografia é um tipo de trabalho que tem como objetivo estudar um assunto específico, a partir de leituras, observações, investigações, reflexões e críticas.
Você não pode simplesmente sair escrevendo, precisa seguir regras! A maioria das Instituições de Ensino cobram que os trabalhos estejam enquadrados nas regras da ABNT, mas outras regras também são utilizadas. Muito importante prestar bastante atenção aos manuais das instituições para não cometer erros que podem custar muito caro. Que tal dar uma lida nas dicas abaixo?
· Capa: deve conter o Título do trabalho, nome do autor do trabalho e o nome do professor. Caso seja uma monografia na graduação é interessante adicionar outros elementos que identifiquem o autor como o número de matrícula por exemplo. Também deve conter o nome da instituição a qual o aluno pertence, nome do curso e a data da conclusão (geralmente o mês e ano).
· Dedicatória: no caso de TCC e dissertações de mestrado pode-se a monografia a uma ou a várias pessoas. É comum dedicar à família, amigos e professores. Mas tome cuidados para não dedicar o trabalho a um número exagerado de pessoas. Essa página também pode ser utilizada para escrever uma frase, um pensamento ou até mesmo um poema caso o autor ache conveniente colocar em lugar da dedicatória, ou, na folha seguinte após ela.
· Índice completo e Sumário: mais comum no caso de dissertações stricto sensu, mas também no TCC. O índice é útil para facilitar a leitura e recorrer a página citada com maior facilidade. Esta parte compõe-se de todos os capítulos e seus subcapítulos. Dessa forma, o sumário serve para enumerar as partes principais, indicando as páginas iniciais dos capítulos e as partes em anexo. Pode ser incluído agradecimentos e até mesmo um prefácio, práticas, no entanto, mais comuns em monografias lato.
· Resumo: substitui o prefácio dos livros tradicionais e fornece uma ideia geral do que conteúdo da monografia. Este resumo deve ser breve e, portanto, admite no máximo 20 linhas de texto ou 500 palavras e deve vir logo depois do índice. Até aqui não se numera as páginas.
· Introdução: nesse momento o tema proposto pelo autor é introduzido ao leitor. Deve-se dar uma ideia dos assuntos sobre o qual se vai focalizar, mostrando assim o objetivo principal da monografia. A introdução deve responder às seguintes perguntas não feitas: de que assunto trata a monografia? Por que você (autor) acha importante tratar este assunto? Qual é o seu objetivo e o que pretende defender nesta dissertação?
· Justificativa: Por quê este tema foi escolhido, ou seja, porque é importante abordar este tema? Consiste em justificar e definir o problema que foi colocado em foco e solucionado (ou analisado) na monografia.
· Desenvolvimento do Tema: esta parte pode ser dividida em capítulos e visa expor o assunto, mostrar a maneira como o autor pensa sobre ele e qual as proposições e considerações levantadas. Estas podem concordar ou não com autores prévios.
· Conclusões e Sugestões: é a parte final onde ocorre a síntese de tudo o que proposto e analisado; suas teorias, considerações, sugestões propostas quanto aos principais assuntos tratados.
· Referências Bibliográficas: fontes de pesquisa consultadas para elaboração da monografia. Incluem-se em referências: livros, sites, jornais, revistas, separatas e demais fontes de informações. Note que tudo deve ser citado em ordem alfabética e seguindo as normas da ABNT
· Caso seja necessário pode-se incluir lista de figuras, lista de tabelas, lista de quadros, siglas e abreviaturas.
É bom manter sempre em mente que no final do processo normalmente é feita uma apresentação e discussão oral sobre o tema. Tanto a apresentação quanto a monografia são avaliadas por uma banca, formada por professores e em alguns casos, convidados da faculdade. Você não quer se esforçar tanto para produzir um material de qualidade e no final de tudo ser reprovado na apresentação, então, prepare-se bem, estude e treine. Dê sempre o seu melhor!
Dito tudo isso, voltemos ao cerne da questão. Qual a diferença entre Monografia e Artigo Científico? O Trabalho de Conclusão de Curso é na maioria das vezes uma monografia. A monografia, como dito anteriormente, é um tipo de TCC, porém, ela exige que o aluno se aprofunde um pouco mais no assunto, explorando o estado da arte, conhecendo tudo que já foi feito e tudo que está sendo feito hoje dentro da área de estudo que vocês atuam.
Destaca-se ainda, que todo TCC é uma monografia, mas nem toda monografia é um TCC. Isso porque, como já dito anteriormente, um trabalho monográfico nada mais é que algo escrito – na maioria das vezes – por uma só pessoa, mas que invariavelmente se debruça por sobre apenas um objeto de estudo ou por apenas uma abordagem científica.
Quanto ao Artigo Científico, seguindo as descrições da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, um artigo científico pronto é: A “parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento”. O artigo científico é um texto feito para ser apenas um pedaço de uma obra, para ser publicado numa revista com outros artigos.
O artigo científico não deve ser um estudo completo. Você pode pesquisar só uma parte pequena de um determinado assunto. Logo, é uma pesquisa mais sucinta. Contudo, o artigo científico tem que ter como foco um assunto atual. O artigo científico pronto é um TCC bem menor que uma monografia, normalmente com algo entre 10 e 15 páginas, irá depender das Normas da Instituição de Ensino Superior. Nas monografias você deve fazer capítulos, ao passo que no artigo científico pronto você deve criar seções.
Destaca-se que o foco principal no artigo científico precisa conter uma abordagem atual. Logo, um assunto que esteja em alta para atrair a atenção do leitor ou no assunto que as pessoas estão pesquisando naquele momento.
A estrutura do artigo científico tem os mesmos elementos dos demais trabalhos científicos Pré-textual Textual Pós-textual. Abaixo menciono as etapas de escrita de um Artigo Científico em 10 passos:
- Definir e determinar tema de TCC;
- Escrever um Resumo;
- Desenvolver o Abstract;
- Redigir uma introdução de TCC;
- Discorrer um fichamento;
- Desenvolver o referencial teórico;
- Escrever a metodologia científica;
- Analisar os resultados;
- Elaborar a conclusão e
- Aplicar as Referências Bibliográficas.
Então, amigo leitor, sintetizando simploriamente a diferença entre Monografia e Artigo Científico, sendo, é claro que cada um possui suas próprias características que devem ser observadas durante a confecção do TCC, podemos dizer que a primeira é mais robusta, mais, digamos, recheada de material do que a segunda. Sejamos sinceros, se você possui um tema para discorrer sobre, em cinquenta páginas haverá muito mais espaço para informações do que em quinze. Espero ter ajudado e bons estudos!
REFERÊNCIAS
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6022: Informação e documentação. Artigo em publicação periódica científica impressa. Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2003. Disponível em: <>. Acesso em 08. set. 2022.https://guiadamonografia.com.br/download-norma-abnt-nbr-6022/
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724: Informação e documentação. Artigo em publicação periódica científica impressa. Apresentação. Rio de Janeiro: ABNT, 2011. Disponível em: . Acesso em 08. set. 2022.
NOVA, Silvia Pereira de Castro Casa; LEAL, Edvalda Araújo; MIRANDA, Gilberto José; NOGUEIRA, Daniel Ramos. Trabalho de conclusão de curso (TCC): uma abordagem leve, divertida e prática. [S. l.]: Saraiva Educação S.A., 2019. Disponível em: https://www.google.com.br/books/edition/Trabalho_de_conclus%C3%A3o_de_curso_TCC_uma/80a_DwAAQBAJ?hl=pt-BR&gbpv=0. Acesso em: 3 set. 2022.