Pular para o conteúdo

Opinião literária, 20.000 léguas submarinas – Júlio Verne, por Felipe Azeredo

20.000 léguas submarinas - Júlio Verne

“Uma viagem repleta de conhecimento, lugares encantadores e animais fascinantes”.

20.000 léguas submarinas – Júlio Verne

Finalizada a leitura, vamos então às minhas impressões.

Com a proximidade de minha viagem ao litoral, aproveitei para inserir-me na temática e ler 20.000 léguas submarinas de Júlio Verne.

Conhecido por suas obras repletas de conhecimentos científicos aprofundados pelas largas pesquisas realizadas pelo autor, a obra é uma grande expedição que leva o leitor a bordo do icônico submarino Náutilus enquanto realiza sua volta ao mundo através dos oceanos.

Recomendo que a leitura da obra seja realizada com calma e com uma fonte de pesquisa à internet bem acessível, pois durante todos os momentos nos deparamos com termos desconhecidos aos que não possuem afinidade com as ciências dos oceanos e que sem tal possibilidade de pesquisa a obra não se torna difícil, mas certamente que saber o que é um cetáceo, um fucus ou corrente oceânica ajudará a aproveitar melhor as informações contidas neste livro.

Os personagens, poucos que são, não constituem grande atração e mesmo o singular Capitão Nemo não me pareceu possuidor de grande carisma. Nenhum foi capaz de me fazer sentir algo, nem expectativa.

A grande genialidade da obra consiste na aplicação teórica e extremamente bem fundamentada de conceitos que hoje são quase todos corretos e realmente utilizados. Devemos lembrar que a obra foi lançada em 1870 e uma máquina com a complexidade que é descrita o submarino de Júlio Verne viria a existir apenas no período da segunda guerra mundial com os U-Boats nazistas!

Devorei cada página e absorvi o conhecimento nelas constante mas admito que a história em si que serve como pano de fundo não me convenceu. Principalmente da forma como termina deixa uma sensação estranha de que o autor, sem mais informações úteis a relacionar, decide que simplesmente irá findar o trabalho.

Sobram perguntas não respondidas sobre a história em si, enquanto que um verdadeiro oceano de informações é derramado sobre o leitor com todas as maravilhas do fundo do mar.

×