Pular para o conteúdo

Opnião literária, por Felipe Azeredo – Viagem ao centro da terra – Júlio Verne

Viagem ao centro da terra - Júlio Verne

Dedicados a desvendar o mistério de um pergaminho antigo, uma expedição segue para a maior aventura de suas vidas, visitar o centro da Terra!

Finalizei mais esta leitura, uma obra daquele que é considerado um dos mais importantes nomes da ficção científica, e até apontado como o criador deste estilo literário.

Nesta obra acompanhamos a história pelo ponto de vista do protagonista, Axel, órfão e sobrinho do renomado mineralogista Otto Lindenbrock.

Toda a trama começa a se desenvolver a partir do momento em que seu tio passa a estudar o livro de um antigo explorador e acredita ser possível chegar ao centro da Terra.

Partem em viagem e realmente encontram a experiência mais fantástica que poderiam sequer esperar, repleta de descobertas cientificas e encontro com seres que a muito deveriam estar extintos. No final conseguem retornar à superfície, tendo percorrido 4000 quilômetros por debaixo da terra e terminando na Sicília a jornada que começaram na Islândia.

Mais do que uma obra de ficção, a leitura nos impõe termos técnicos ligados à geologia e mineralogia que por vezes é necessário um glossário para compreender. Em uma época que o conhecimento era limitado a poucos e a didática maçante, temos o brilhante Júlio Verne trazendo ao seu leitor um conhecimento profundo de forma lúdica e interessante.

×