Perguntas frequentes
A assessoria acadêmica é o apoio direto que prestamos ao universitário no momento em que consideramos que o mesmo mais precisa: o desenvolvimento da pesquisa através de técnicas de metodologia científica que culminem na correta produção de material.
A assessoria consiste na disponibilização de um profissional específico da área de conhecimento abrangida pelo trabalho do acadêmico, pessoal para questões administrativas do gerenciamento do contrato e também de equipe da empresa que ficará à disposição para auxiliar diretamente nas questões atinentes à produção de material. Abrange a redação, a escrita, a reestruturação textual de projetos de pesquisas, anteprojetos, planos de projetos, plano de negócios, TCCs trabalho de conclusão de cursos, dissertações, teses, artigos científicos, monografias, trabalhos acadêmicos, relatórios, resenhas, fichamentos, pesquisas bibliográficas, PROINTER (Projeto Interdisciplinar Aplicado ao Curso de Tecnologia em Processos Gerenciais), PIM (Projeto Integrado Multidisciplinar), Revisão de texto, Formatação (ABNT, Vancouver, APA ou específica), digitação de textos, apresentação power point e outros serviços de texto e imagem.
É um trio trabalhando: a assessoria, o acadêmico e o professor orientador. A dinâmica do desenvolvimento da pesquisa é sempre individualizada, com participação ativa do acadêmico em contato com seu orientador para elaboração de textos exclusivos. Contratado nossos serviços, parte da pesquisa será enviada para o acadêmico estudar, fazer as ponderações e encaminhar para o orientador, que por sua vez deverá apontar as correções a serem realizadas. Ciente das ponderações do orientador e do acadêmico e retornado o material em desenvolvimento, a assessoria conduzirá juntamente com o acadêmico as alterações devidas e prosseguirá com o desenvolvimento do material. Tal dinâmica de participação e desenvolvimento ocorrerá até a entrega final do trabalho. Dessa forma o acadêmico será obrigado a ler, estudar e participar de todo o processo de pesquisa, garantindo assim que não incida no crime de falsa identidade previsto no artigo 307 do Código Penal Brasileiro.
A consultoria acadêmica é o processo de observação das dúvidas do acadêmico e a apresentação de soluções. É um processo fundamentalmente agregado à assessoria e um não pode ser contratado sem o outro. Enquanto que a assessoria se direciona propriamente ao desenvolvimento de material, a consultoria visa atender a demandas mais abstratas, oferecendo apoio sobre como relacionar-se com o orientador para obter os melhores resultados, sanar dúvidas quanto a tema e direcionamento da pesquisa, além de buscar direcionar o acadêmico sobre como deverá se portar no momento de apresentação à banca, dentre outras inúmeras questões do campo imaterial.
- Atendimento individualizado;
- Equipe coesa e altamente motivada;
- Profissionais experientes e especializados; e
- Atendimento direto, no prazo solicitado com garantia total de sigilo.
As universidades, faculdades e cursos ao solicitarem trabalhos, o fazem com base em normas eleitas. O processo de adequação às normas contempla a formatação de elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais de acordo com as normas da ABNT devidamente atualizadas, Vancouver ou diretrizes específicas da instituição de ensino, abrangendo os manuais de formatação ou modelo encaminhados pelo aluno. Para não cometer o crime de Plágio é necessário atentar para as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ou normas específicas cobradas por sua Instituição de Ensino para dar o tratamento adequado às citações no seu trabalho acadêmico. Toda pesquisa contém citações e o ato de citar corretamente não configura plágio.
A Lei nº 9.610/1998, conhecida como Lei de Direitos Autorais, em seu art. 11, descreve como autor a pessoa física criadora de obra literária, artística ou científica. Então, Plágio é o ato de se apropriar indevidamente de uma obra, seja por meio de cópia, imitação, assinatura ou por apresentá-la como se fosse de sua autoria.
Do mesmo modo, tal ato se caracteriza pela não identificação do nome do autor nem da origem da obra, isso é, ocorre plágio nas obras acadêmicas quando alguém apresenta ou assina como seu, em todo ou em parte, texto, representação gráfica, imagem ou qualquer outro tipo de produção intelectual de outra pessoa, sem o devido crédito, mesmo que independentemente. Em diversos casos, cria-se uma situação em que a obra parece ser de uma terceira pessoa e isso é feito com o intuito de se obter uma vantagem qualquer, o que constitui uma violação dos direitos autorais.
Logo, demonstra-se os tipos de Plágio:
Plágio Direto: Cópia literal do texto original (CTRL+C/CTRL+V), sem referência ao autor e sem indicar que é uma citação.
Plágio Indireto: Reprodução, com as próprias palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem indicação da fonte;
Plágio de Fontes: Utilização das fontes de um autor consultado (fontes secundárias) como se tivessem sido consultadas em primeira mão;
Plágio consentido: Apresentação ou assinatura de trabalho alheio como de autoria própria, com anuência do verdadeiro autor; e
Autoplágio: Reapresentação, como se fosse original, de trabalho de própria autoria (em todo ou em parte).
Plágio é CRIME! A violação dos direitos autorais está prevista no artigo 184 do Código Penal, com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado (Com ou sem fins lucrativos).